Curso Básico de Segurança no Trabalho sob Condições Hiperbáricas (NR-15)

Objetivo do Curso

Treinar profissionais que atuam sob ar comprimido e dos trabalhos submersos, tendo como base instrutiva a NR 15 Anexo 6, apresentando as principais patologias relacionadas ao ambiente pressurizado e suas vertentes de mergulhos em grandes profundidades e uso do ar comprimido e câmeras hiperbáricas.

Conhecimentos Adquiridos

Todo o conhecimento adquirido com o Anexo 6 da NR 15, nos aspectos do conteúdo programático que será discriminado neste book. O intuito é treinar o aluno para desempenhar a atividade com segurança nas áreas submersas.

Campo de Atuação

Situações de risco que envolva trabalhos submersos ou sob condições hiperbáricas. Considera-se trabalho submerso qualquer tipo de trabalho realizado ou conduzido por um mergulhador em meio líquido. Pressão hiperbárica ocorre quando o homem está sujeito a pressões maiores do que a pressão atmosférica.

Público-Alvo

Todo profissional Offshore/Onshore que irá atuar em condições que envolva trabalhos submersos.

Pré-Requisitos

• Ter mais de 18 anos; • Ter concluído o Ensino Fundamental; • Apresentar atestado médico de boas condições de saúde física e mental ou ASO; e • Deve ser considerado capaz de executar os exercícios e simulações previstos para este curso.

Metodologia

• Aula Teórica dialogada e demonstrativa utilizando recursos operacionais dos trabalhadores; • Aula pratica se houver será pautada nos protocolos de segurança da contratante.

Duração

A carga horária deste curso é de 16 horas e seu acesso ficará disponível por 30 dias consecutivos (iniciando a contagem, logo após o envio do e-mail de login e senha). As aulas são 100% online e o curso conta com a tecnologia Moodle. Na plataforma, você poderá descrever suas dúvidas através do chat ou e-mail e, ao final do curso, estará pronto para a avaliação final.

Validade

Levando em conta que a atividade realizada é insalubre e devido seu alto risco, recomendamos o curso a cada 12 meses.

1. O que são trabalhos submersos?
Qualquer tipo de trabalho realizado ou conduzido por um mergulhador em meio líquido.

2. Posso realizar voos após mergulhar?
Após mergulhos descompressivos fica proibido realizar voos a mais de 600 (seiscentos) metros.

Petróleo / Naval